2016 foi um ano com muitos filmes baseados em histórias em quadrinhos! E como fã de listas que sou, fiz uma lista em ordem dos meus favoritos. Então vamos lá! Do meu favorito ao pior de todos:

cap3-poster-guerra-civil1º – Capitão América: Guerra Civil

A fórmula Marvel no seu melhor. O embate de ideologias entre o time do Capitão América e o time do Homem de Ferro é bem apresentado e desenvolvido. As interpretações são boas, com destaque para Robert Downey Jr., que mostra uma mágoa genuína e real. Além de todos esses conflitos, o filme tinha que introduzir o Pantera Negra e o Homem-Aranha ao universo Marvel, o que fez muito bem; abordar a amizade entre Bucky  e Steve Rogers e contar mais sobre o passado dos dois, o que faz bem; tocar a trama do antagonista do filme, o Zemo, o que faz… razoavelmente bem – gosto da motivação dele, gosto do ator, mas o plano dele foi… um pouco forçado demais na execução e o nome de um grande vilão dos quadrinhos, Barão Zemo, foi desperdiçado. A presença do Homem-Formiga e do Gavião Arqueiro foi forçada, mas… as lutas são épicas, os conflitos são reais e bem executados, o roteiro consegue lidar com várias tramas ao mesmo tempo com um baita sucesso. Marvel no seu melhor.

Depois de Duas sobre Guerra Civil: Clique AQUI.

deadpool-poster-82º – Deadpool

               A melhor coisa que Ryan Reynolds fez na vida foi vazar o curta metragem que viralizou e fez a FOX autorizar o filme e, veja só, liberar que a censura fosse alta. A aposta foi certa e Deadpool fez um caminhão de dinheiro, o que já abriu algumas portas. Parece que Logan também não terá restrições quanto à violência. Mas sobre o filme: Deadpool é engraçadíssimo, muito fiel ao material de origem e acertou na mosca no timing de comédia misturado à violência, também cômica. Soube trazer o contraponto perfeito com o Colossus e entregou um filme muito divertido. Deadpool e Guerra Civil são bem acima da média de qualquer outro filme de herói deste ano.

Depois de Duas sobre Deadpool: Clique AQUI.

doc-estranho-poster3º – Doutor Estranho

               Desse, já tenho uma crítica mais desenvolvida AQUI. Mas merece a terceira posição por escalar atores excelentes, apresentar um roteiro que, embora simples, é bem redondinho e, acima de tudo, ser muito criativo em representar o uso de magia. É a fórmula Marvel novamente usada com êxito.

Depois de Duas sobre Doutor Estranho: Clique AQUI.

bvs-poster4º – Batman vs Superman – A Origem da Justiça

               Um filme muito, muito falho, com um roteiro fraquíssimo e com mais furos do que queijo suíço, porém, corajoso! Apresentar a trindade da DC numa única obra não era coisa fácil. Apesar das falhas, as partes boas compensam e divertem bastante. Ben Affleck se revelou um excelente Batman, Gal Gadot  me deixou empolgadíssimo para o filme solo da Mulher-Maravilha, as lutas foram legais, e ver a trindade junta foi um momento marcante. Me diverti com o filme, mesmo com todas as falhas. Mas fica aqui meu pensamento final: Um filme chamado Batman vs Superman não podia ter sido SÓ divertido.

Depois de Duas sobe Batman vs Superman: Clique AQUI.

x-men-apocalipse-poster-br5º – X-Men: Apocalipse

               Desta vez, o casamento Bryan Singer e X-Men não deu certo. Embora o filme tenha seus acertos, como na escolha do novo elenco e no bom uso de fan service, um vilão fraco e unidimensional não conquistou; a trama Magneto/Professor X é repetitiva, a necessidade de colocar a Mística como protagonista por causa da estrela que é a Jennifer Lawrence não ajuda a história. A cena do Mercúrio já virou obrigatória e foi ótima, mas o filme fica aquém.

Depois de Duas sobre X-Men – Apocalipse: Clique AQUI.

piada-mortal6º – A Piada Mortal

               Bom, a Piada Mortal só passou no cinema em uma sessão por um dia, mas eu vi no cinema então tá valendo. Essa adaptação animada da grande obra de quadrinhos escrita por Alan Moore e desenhada por Brian Bolland… não colou. Primeiro porque inventaram toda uma história no começo sobre a Batgirl para não ficar muito curto e não deu nada certo. Ela ficou parecendo uma adolescente apaixonada boba. Aí entra na adaptação em si, que foi feita quadro por quadro, onde reside o grande problema. Além do pouco orçamento ficar claro, pois a animação não é das melhores, a produção deveria ter levado em conta que animações e quadrinhos são mídias diferentes e, portanto, transmitem emoções de maneira diferentes. Na HQ, o traço de Brian Bolland parece retorcer a realidade, ele brinca com luz e sombras e faz certas linhas passarem do tamanho normal, tudo isso leva o leitor a viajar na loucura do Coringa e do que está acontecendo na mente do Comissário Gordon. E isso precisava ter sido melhor adaptado na animação. Faltou brincar com o visual para mostrar o processo de enlouquecimento.

esquadrao-suicida-poster-nacional-17º – Esquadrão Suicida

               A maior decepção do ano. Uma pena, porque os trailers eram fantásticos! Mas, assim como não se deve julgar um livro pela capa, não se deve julgar um filme pelo trailer. Depois das várias críticas a BvS, a DC resolveu escutar…as erradas. Resolveram deixar de fazer filmes sérios para fazer engraçados, o que nunca foi o problema. BvS teve erros de roteiro, de ritmo, de coisas muito mal conectadas e erros até bestas de coesão. A DC resolveu dar atenção às críticas sobre o filme ser sombrio e tentar copiar o sucesso da cômica Marvel. Decisão certíssima, afinal, O Cavaleiro das Trevas fez mais de um bilhão de dólares porque era engraçado, só que não. Pior ainda foi ter tomado a decisão de mudar o filme no meio das filmagens. Se BvS parecia um queijo suíço, Esquadrão Suicida é um queijo suíço depois de passar por um batalhão de fuzilamento. Pouca coisa salva; Will Smith é caristmático, o arco do Diablo é razoável e a Margot Robbie de Arlequina é ótima. Infelizmente, nada disso torna o filme bom.

Depois de Duas sobre Esquadrão Suicida: Clique AQUI.

2017

Ah, mas neste ano de 2017 teremos NOVE filmes baseados em quadrinhos, para quem está curioso, seguem as datas de estreia:

Lego Batman – 9 de fevereiro

Logan – 2 de março

(Vigilante do Amanhã) Ghost in the Shell – 30 de março

Guardiões da Galáxia Vol. 2 – 4 de maio

Mulher-Maravilha – 1 de junho

Homem-Aranha: De Volta ao Lar – 6 de julho

Valerian e a Cidade de Mil Planetas – 20 de julho

Thor: Ragnarok – 2 de novembro

Liga da Justiça – 16 de novembro

Não deixem de ver minha lista no YouTube no vídeo abaixo e aproveitem para se inscreverem no canal:

Anúncios